Se você sonha em se tornar um empreendedor ou já está com planos de abrir o seu negócio, temos uma dica: você vai precisar de dinheiro!
E não estamos falando (ainda) de negociar com investidores e de fundraising, mas do dinheiro que você irá precisar para sobreviver e tocar a sua empresa enquanto ela não for lucrativa.
>> Baixe agora o e-book “Como começar a empreender – O guia completo”
Chegou a hora de falar de um item fundamental para o seu planejamento: o runway.
Você é seu primeiro investidor
Imagine a seguinte situação: você é informado da data de suas férias e resolve viajar. Escolhe para onde quer ir, quanto tempo ficar e quanto gastar. Pensa nos detalhes burocráticos, como passaporte e visto, e até em possíveis perrengues que possam acontecer.
Aí, verifica o dinheiro que já tem guardado, disponibiliza a quantia que for possível e passa a economizar para viajar com tranquilidade.
A lógica do runway é parecida: para embarcar em sua startup, você precisa ter dinheiro para bancar seu projeto (e a você mesmo) enquanto não lucra ou recebe aporte.
> Veja também: InfoPrice, Kaplen e Convenia falam sobre a Jornada do Crescimento
> Leia mais: Pitch, please! Não existe projeto que resista a uma apresentação ruim!
Este é seu primeiro financiamento. E será fundamental para o desempenho do seu negócio, para superar os momentos de pressão e, até mesmo, para sua saúde e qualidade de vida.
Como calcular?
Em resumo, o runway é o tempo estimado que suas economias irão durar. Ele é calculado com a divisão do total guardado pelo gasto mensal.

Com esta relação, você consegue responder algumas perguntas, dependendo de sua necessidade:
- Quanto tempo minhas economias irão durar com o custo atual?
- Com o custo atual, quanto preciso economizar para um runway de X meses?
- Qual é o meu custo mensal máximo para que o total guardado dure X meses?
RECOMENDAÇÃO ACE: Indicamos que seu runway seja de 24 meses (2 anos), para que sua startup passe corretamente pelas etapas de validação, MVP, crescimento e fundraising – que, sozinha, pode demorar de 9 a 18 meses.
Dicas importantes
- Normalmente, o dinheiro guardado inicialmente vem da arrecadação entre os sócios e dos três F’s: Family, Friends and Funds (Família, Amigos e Fundos);
- Inclua um salário para os sócios em sua projeção de custos, mesmo que mínimo. Isso ajudará todo mundo a manter as contas em dia e pode evitar perdas em seu time por necessidades financeiras;
- Mantenha sua startup focada em resolver uma dor e em criar um modelo de negócios escalável e repetível. Evite gastos desnecessários de tempo e dinheiro;
- Seja extremamente rigoroso no controle financeiro de sua startup;
- Se você ainda não tem uma planilha com seus gastos mensais pessoais, chegou a hora de aprender a utilizar uma (ou um app). Isto será fundamental para a projeção de custos dos próximos meses;
- Atrair um talento específico para seu time pode não sair barato. Se a contratação de uma peça-chave não estava prevista, você pode tentar reduzir o impacto disto em seu financeiro com um contrato de vesting ou bonificações por metas, por exemplo;
- O runway ajuda a criar um deadline para que a startup pague suas contas, com metas e prazos mais concretos;
- Também é necessário ter um limite financeiro pessoal bem definido. Nunca ultrapasse “só mais R$ 10 mil” ou “só mais 6 meses”. Você pode se endividar e demorar para se recuperar.
Preparado para tirar a sua ideia do papel? Baixe o e-book da ACE University “Como começar a empreender – O guia completo”