A área de atendimento ao cliente tem não só como missão principal prestar suporte, mas também gerar valor em todas as etapas da jornada do consumidor, seja ele uma pessoa física ou jurídica.
Há muitas formas de traduzirmos o atendimento ao cliente em termos da proposta de valor e entendimento da sua persona para garantir uma boa experiência. A melhoria contínua desse processo também acontece com o time na linha de frente do atendimento, assim, mapeiam ações estratégicas e boas práticas.
A importância de uma boa conexão com seu cliente
O atendimento ao cliente é a porta de entrada das empresas, sejam elas fornecedoras de produtos ou serviços. Sua importância se dá uma vez que o time de atendimento atua diretamente com o público alvo da corporação.
Dentro do ciclo de operações, o atendimento exerce um papel crucial para fidelizar consumidores e antecipar necessidades. Clientes satisfeitos tendem a comprar novamente e fomentar a marca, levando à recorrência em vendas.
Para executar esse relacionamento com qualidade, é necessário entender profundamente o consumidor através de questionamentos sobre seu perfil a fim de entregar um bom produto e/ou prestar um bom serviço e gerar uma boa experiência.
Melhoria contínua no atendimento ao cliente
Uma vez que o foco das corporações/startups é aproximar seus consumidores da marca e ter recorrência através de uma boa conexão e qualidade na entrega de valor, a seguir estão listadas algumas questões que podemos responder para entender bem o cliente:
- Quais são suas dores?
- Quais são suas expectativas e desejos?
- O meu produto/serviço satisfaz suas necessidades?
- Estou entregando valor suficiente ao meu cliente?
Essas e outras perguntas podem ser respondidas através de uma pesquisa aberta feita pelo time, o uso de mídias sociais e até mesmo perguntando diretamente à eles em reuniões, ligações dependendo do modelo de vendas do seu negócio.
Uma ferramenta que pode potencializar é a Zendesk. Oferecendo um software de suporte ao cliente para qualquer empresa, a Zendesk ajuda na qualidade da prestação de atendimento, além de promover assertividade estratégica e escala à sua empresa.
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