Moda vs Tendência
Computação em nuvem, inteligência artificial, blockchain, carros autônomos, metaverso… Você com certeza já ouviu falar em um desses temas, se não em todos, em algum momento. Detectar o que é hype (ou moda) e as tendências é uma verdadeira arte no mundo dos negócios. Isso porque, para trocar em miúdos, nem toda moda cola — nem é capaz de mudar os hábitos de consumidores e mercados.
Enquanto o hype vai desaparecendo, as tendências são capazes de alterar comportamentos à vera. Quer um exemplo clássico? Os cartões de crédito foram apresentados pela primeira vez em 1950 e, bem, estão aqui até hoje. Mais do que isso, atualmente, você gera cartões virtuais e faz pagamentos com um sistema ainda bem parecido com o antigo, só que com a ajuda do smartphone e da tecnologia de comunicação sem fio NFC.
Será que alguém aí se lembra do HQ Trivia? Lá por 2017, o app fazia os escritórios de startups pararem para disputar quizzes valendo prêmios em dinheiro. Só que o negócio nunca conseguiu superar a barreira do hype. Puxando para os dias mais atuais, outro exemplo: a moda dos NFTs já começou a passar, e as criptomoedas, que ainda estão vivendo um ciclo de popularização, já têm uma função clara para boa parte do mercado. As duas tecnologias são aplicações de uma tendência que deve perdurar ainda mais: as arquiteturas em blockchain.
Identificar moda e tendência pode ser crucial para a sobrevivência do seu negócio. É claro que não existe manual, mas há bastante pesquisa e algum conhecimento para que você possa olhar para o futuro buscando oportunidades. Te vejo no futuro?