Logo Ace Ventures
EnglishPortugueseSpanish

Como e quando saber se há product market fit?

Você sabe se seu produto está adequado para o mercado? Quais são os sinais e as métricas que você deve analisar para garantir que a proposta de valor do seu produto está clara? Você quer melhorar a vida do seu cliente e quer que isso seja feito de maneira clara. Então, pra isso, você precisa entender como buscar o product market fit. Neste episódio de Growthaholics, Pedro Waengertner conversa com Gabriel Rodrigues, Founder e CEO da Auvo Tecnologia, e Luiz Amboni, Analista de Investimento na ACE.

O momento certo

O tripé “time, produto e mercado” é frequentemente usado para definir os primeiros passos e até o valor de startups. Muito se fala sobre a importância das pessoas e do que a companhia vai entregar, mas fato é que o mercado dita as cartas nesse jogo.

Lá em 2007, Marc Andreessen mandou a real na lata em uma série de posts para ajudar empreendedores: “o mercado precisa ser atendido e o mercado será atendido pelo primeiro produto viável que vier”. De lá pra cá, muita coisa mudou, e o ecossistema de inovação evoluiu demais, mas o mercado segue no comando. Traduzindo: saber se o seu produto faz sentido para o mercado é tão ou mais importante do que quando Marc publicou aquele artigo.

Não existe produto perfeito na versão 1.0, mas qual é a importância de ter o product market fit bem definido antes de construir o MVP? Quais são as métricas para se ter em mente? E quais são os sinais de que você está errando o alvo no PMF?

Quer mais aprendizados como esses? Ouça o episódio completo!

Leia mais: Product market fit: seu produto faz sentido para o mercado?

Assine nossa Newsletter

Toda segunda-feira, receba as melhores notícias sobre inovação, empreendedorismo e venture capital. Além de comentários do Pedro Waengertner, você também recebe materiais e conteúdos exclusivos da ACE.

Nomes que irão te inspirar no ACE Summit 2024

26 de julho de 2024 – São Paulo