O momento certo
O tripé “time, produto e mercado” é frequentemente usado para definir os primeiros passos e até o valor de startups. Muito se fala sobre a importância das pessoas e do que a companhia vai entregar, mas fato é que o mercado dita as cartas nesse jogo.
Lá em 2007, Marc Andreessen mandou a real na lata em uma série de posts para ajudar empreendedores: “o mercado precisa ser atendido e o mercado será atendido pelo primeiro produto viável que vier”. De lá pra cá, muita coisa mudou, e o ecossistema de inovação evoluiu demais, mas o mercado segue no comando. Traduzindo: saber se o seu produto faz sentido para o mercado é tão ou mais importante do que quando Marc publicou aquele artigo.
Não existe produto perfeito na versão 1.0, mas qual é a importância de ter o product market fit bem definido antes de construir o MVP? Quais são as métricas para se ter em mente? E quais são os sinais de que você está errando o alvo no PMF?
Quer mais aprendizados como esses? Ouça o episódio completo!
Leia mais: Product market fit: seu produto faz sentido para o mercado?