O valuation de uma startup pode seguir diversos caminhos, dependendo dos interesses dos envolvidos na negociação — tanto empreendedores quanto investidores. Neste artigo, vamos explorar os principais fatores que podem influenciar diretamente esse processo.
1. As regras de ouro do stage investing
Dentro dos diferentes estágios de investimento, alguns dos principais fatores para as startups incluem:
- Necessidade de capital;
- Cap table e diluição;
- Performance recente, como evolução do produto e crescimento mensal (Product-Market-Fit).
Esses elementos são fundamentais para qualquer rodada de valuation, especialmente ao se avaliar startups em diferentes fases.
Imagem retirada de “Entendendo o processo de Fundrasing para Startups”
2. O valuation da última rodada e evolução
O valor atribuído à startup na rodada anterior serve como ponto de referência para o próximo valuation. Os investidores consideram a evolução da empresa desde então, analisando o que foi feito com os recursos captados e quais resultados foram alcançados.
3. Competição para investir na startup
Quanto mais investidores interessados em sua rodada, maior pode ser o valuation da empresa, já que há uma competição para alocar todos os investidores. Um exemplo é o caso da Neon, que atraiu o maior investimento Series A do Brasil com 6 fundos de Venture Capital.
Exemplo: Neon recebe o maior investimento Series A do Brasil com 6 fundos VC na rodada.
Dica importante: Não faça leilão entre investidores. Se preferir uma oferta específica, peça ao investidor que você mais gostaria de ter como parceiro que faça uma proposta.
4. Capacidade do time de liderança
O histórico e a experiência da equipe fundadora podem reduzir significativamente os riscos percebidos pelos investidores e, assim, aumentar o valuation da empresa. Um exemplo disso foi a rodada Seed de US$ 9 milhões recebida pela Yellow, impulsionada pela credibilidade do time.
Exemplo: Yellow recebe rodada Seed de US$ 9 milhões da Monashees e fundo Russo.
5. Tamanho e atratividade do mercado
O potencial de crescimento do mercado em que sua startup está inserida é um dos fatores mais relevantes para definir seu valuation. Mercados grandes e atrativos podem gerar mais demanda por parte dos investidores.
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6. Ponto de entrada do investidor
Em alguns casos, o investidor pode tentar forçar o valuation da empresa para baixo, especialmente se o fundo tiver um limite máximo de entrada. Por outro lado, fundos com demandas internas ou interesses estratégicos podem aceitar negociar por um valor mais elevado.
7. Finanças e métricas acima dos benchmarks
Os métodos mais comuns de avaliação de startups levam em conta métricas do mercado. Por isso, é essencial que sua empresa esteja acima dos benchmarks para aumentar seu valuation.
No final das contas, um produto forte, um time talentoso e um grande mercado podem trazer certa subjetividade à análise de valuation. Contudo, os investidores sempre vão procurar métricas claras para basear suas decisões, sendo a receita e o histórico de crescimento as mais utilizadas.
Assim, a maneira mais assertiva de aumentar o valuation de sua startup é impulsionar as vendas e manter uma alta taxa de crescimento. Esteja preparado com bons argumentos para defender o valor de sua empresa durante as negociações.