Logo Ace Ventures
EnglishPortugueseSpanish

Como a infraestrutura AWS ajudou fundadores de startups em suas jornadas empreendedoras

Você sabe o que Nubank, Rappi, Creditas, Hotmart, Kavak, Méliuz, Gympass, VTEX, iFood, Ebanx e Wildlife Studios têm em comum? Se você disse que essas empresas são unicórnios latinoamericanos, você está certo, até porque todas essas startups realmente possuem um valor de mercado superior a US$ 1 bilhão. No entanto, há um outro fator que as une: a Amazon Web Services. Em algum momento de suas respectivas trajetórias, os serviços da AWS foram essenciais para resolver demandas de tecnologia e infraestrutura dessas companhias.

A provedora de plataformas de comércio eletrônico VTEX, por exemplo, escolheu a AWS como a sua parceira de infraestrutura tecnológica por conta da escalabilidade global das aplicações desenvolvidas nos produtos da companhia. “Queríamos um fornecedor global, que permitisse à nossa clientela crescer rapidamente no mesmo nível”, afirma o CSO (Chief Strategy Officer) da VTEX, Amit Shah.  

YouTube video

Além disso, segundo o executivo, os dados das mais de 2.500 marcas que trabalham com a VTEX precisavam estar armazenadas localmente, mas distribuídas pelo mundo todo, respeitando as leis de privacidade e segurança de cada país. Para Shah, isso só foi possível com a AWS, justamente por conta de sua presença global, com data centers disponibilizados em 26 regiões geográficas diferentes.

Para além dos unicórnios

Não são apenas as empresas unicórnios que aproveitam os serviços da AWS para desenvolver sua infraestrutura de tecnologia e escalar sua operação. Startups que estão no processo de crescimento também. É o caso da companhia de aluguel de carros para motoristas de aplicativos Kovi, que contratou quatro produtos diferentes da AWS para desenvolver todas as suas plataformas e sistemas. Esse trabalho auxiliou a companhia a chegar a 11 mil motoristas cadastrados.

Com tantos casos de clientes bem-sucedidos na utilização de seus serviços e produtos, a AWS desenvolveu a série “AWS Startup Founders”, reunindo uma diversidade de entrevistas com CEOs de grandes startups. Executivos como David Vélez, fundador do Nubank, Sergio Furio, fundador da Creditas, e Israel Salmen, CEO da Méliuz, já participaram do programa e contaram os bastidores e as histórias de suas jornadas empreendedoras.

Depois de duas temporadas, a série AWS Startup Founders lançou, no início deste ano, o primeiro episódio de sua terceira temporada de entrevistas com executivos de startups bem-sucedidas. A primeira entrevistada foi a CTO (Chief Technology Officer) e fundadora da Pismo, Daniela Binatti. A executiva contou um pouco da história da companhia, que é uma das referências do mercado financeiro, atuando como provedora de tecnologia para o processamento de serviços bancários e pagamentos.

YouTube video

Gostou da série? Você pode acessar todos os vídeos da série AWS Startup Founders clicando neste link!

Quer mais conteúdo? Nós temos!

Caso você queira saber mais sobre empreendedorismo de tecnologia, o podcast “Deixa com Elas” é a pedida certa. Fruto de uma parceria da ACE com a Amazon Web Services (AWS), o programa passa pelas dores e as delícias da jornada empreendedora. Cada episódio mostra um  estágio dessa aventura, com conversas que debatem a fundo as etapas de ideação, aceleração, product market fit, escala e muito mais!

Episódio 1

Episódio 2

Episódio 3

Episódio 4

Episódio 5

Episódio 6

Episódio 7

Assine nossa Newsletter

Toda segunda-feira, receba as melhores notícias sobre inovação, empreendedorismo e venture capital. Além de comentários do Pedro Waengertner, você também recebe materiais e conteúdos exclusivos da ACE.

Nomes que irão te inspirar no ACE Summit 2024

26 de julho de 2024 – São Paulo