EnglishPortugueseSpanish

O que a Fórmula 1 tem a ver com o sofá da sua sala? Saiba mais sobre Inovação Cruzada

Você pode pensar que a única relação entre a Fórmula 1 e o sofá da sua sala é o fato de assistir às corridas na TV enquanto relaxa, mas a conexão vai muito além disso. Na verdade, a inovação que move uma equipe de Fórmula 1, pode estar mais próxima do design do seu sofá do que você imagina. É o que chamamos de inovação cruzada. Quer saber mais?

Unindo fontes de inspiração no ACE Summit

Recentemente, a ACE Ventures realizou o ACE Summit em São Paulo, reunindo empreendedores, investidores, corporações e mentes inovadoras em busca de conexão e conteúdo de alta qualidade.

Um dos painéis apresentados foi o “Arte e Ciência: Como equilibrar dados e intuição na tomada de decisão”. Rubens Stuque, fundador do Sofá na Caixa, e Gabriel Vallejo, Revenue Growth SVP Latin America da Oracle, compartilharam insights valiosos sobre como aliar tecnologia e dados à tomada de decisões assertivas, utilizando também a experiência e a criatividade. Vale destacar que a Oracle é parceira oficial da Oracle Red Bull Racing. Agora, ficou mais fácil entender essa conexão, certo?

Palestra com Rubens Stuque e Gabriel Vallejo no ACE Summit 2024

Durante a palestra, Gabriel detalhou como a Oracle utiliza tecnologia avançada para ajudar a equipe de Fórmula 1 da Red Bull Racing a tomar decisões em tempo real. Nesse contexto, milhões de dados são analisados instantaneamente, desde o peso do piloto até a temperatura do asfalto, permitindo ajustes precisos que podem ser decisivos para a vitória. É a perfeita combinação de ciência e arte, onde cada detalhe importa para alcançar o desempenho idea

Agora, imagine aplicar esse mesmo nível de precisão e inovação a algo aparentemente simples, como o design de um sofá. Parece improvável? Rubens Stuque, fundador do Sofá na Caixa, provou que não.

OUÇA ESSA PALESTRA COMPLETA NO PODCAST GROWTHAHOLICS

Inovação Cruzada: do automobilismo ao design de móveis

Rubens Stuque desenvolveu o conceito de um sofá compacto, entregue em uma caixa, inspirado pela necessidade de soluções práticas e acessíveis no mercado de móveis. O que é ainda mais interessante é que ele utilizou dados e estratégias de outros setores, como o de cosméticos, para inovar em um setor considerado relativamente desatualizado.

Assim como a Oracle ajuda a Red Bull Racing a tomar decisões baseadas em dados durante uma corrida, Rubens utiliza insights sobre comportamento do consumidor e tendências de outros mercados para criar um produto que atende exatamente às necessidades de seus clientes.

A conexão entre uma equipe de corrida de alta performance e o sofá da sua sala pode parecer improvável, mas revela um segredo importante: a inovação surge quando olhamos além do óbvio e buscamos inspiração em áreas fora do nosso campo de atuação.

Desafie o status quo: busque inspirações fora do seu nicho

Empreendedores costumam ficar atentos às tendências internacionais, flutuações do mercado e ficam de olho nas grandes empresas inovadoras. Que tal ir além?

Nossa dica de ouro: EXPLORE O QUE OUTROS SETORES ESTÃO FAZENDO. O conceito de inovação cruzada consiste em adaptar essas ideias ao seu contexto, criando algo novo e relevante.

Alguns exemplos práticos incluem:

  • Indústrias automotivas, que cada vez mais dialogam com a tecnologia, criando carros cada vez mais tecnológicos e com outras automações;
  • Aplicativos de atividades físicas, que incorporam elementos de gamificação, uma prática comum na indústria de jogos, para aumentar o engajamento dos usuários;
  • O Spotify, que se inspirou em algoritmos de recomendação utilizados por empresas como a Amazon, que sugerem produtos com base em compras anteriores.

Esses exemplos demonstram como a inovação pode vir da adaptação e aplicação de ideias de outros setores, criando novos modelos de negócios e produtos que revolucionam indústrias.

Mas, como fazer isso no seu negócio?

  1. Observe outras indústrias: explore como outros setores estão lidando com desafios semelhantes aos seus. Participe de conferências, leia publicações de diferentes áreas e converse com profissionais de outros mercados;
  2. Adapte ideias externas: não estamos falando em plagiar ideias! Veja bem: é possível adaptar conceitos e práticas de outros setores para atender às necessidades específicas do seu público e negócio. Por exemplo: uma estratégia de marketing utilizada na indústria de entretenimento, pode ser adaptada para atrair mais clientes para o seu SaaS;
  3. Implemente estratégias inovadoras na cultura da sua empresa: forme equipes mais diversa, com profissionais de diferentes áreas para trazer novas perspectivas. Isso pode ajudar a criar soluções mais robustas e inovadoras.

Criatividade, colaboração e dados, fazem a diferença nos negócios

A história do Sofá na Caixa é um exemplo claro de como a colaboração entre indústrias distintas pode gerar inovação. Quando empresas de diferentes setores combinam seus conhecimentos, recursos e dados, o resultado é algo novo e transformador. Essa prática, conhecida como inovação cruzada entre indústrias (ou Cross-Industry Innovation), permite que as empresas transcendam as limitações de seus próprios mercados e se beneficiem de novas perspectivas.

Inovar não é apenas sobre criar algo novo: é sobre conectar pontos de maneiras que outros ainda não pensaram. Ao combinar ideias de diferentes setores, você não só encontra soluções criativas, mas também abre novas possibilidades de crescimento e diferenciação no mercado.

Lembre-se: a inovação é um processo contínuo e dinâmico.

Nossos reports

Números e mapeamentos atualizados sobre o ecossistema e as ferramentas necessárias para os empreendedores ao longo de toda a jornada.

Assine a Growthaholics

Toda segunda-feira, receba as melhores notícias sobre inovação, empreendedorismo e venture capital. Além de comentários do Pedro Waengertner, você também recebe materiais e conteúdos exclusivos da ACE. 

O que é necessário para estar no radar dos maiores VCs do país?

Descubra quais as principais métricas acompanhadas em investimentos de Venture Capital, as tendências em alta para startups e muito mais no Venture Capital Master Guide!