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Como monetizar plataformas marketplace

Neste artigo expliquei detalhadamente como funciona o modelo de negócios Plataforma e a relação com Marketplace. A ideia aqui é entender as possibilidades de monetização de marketplaces a partir de uma rede de geração e troca de valor, seja ele uma corrida de taxi ou mesmo informações.

> Leia também: A anatomia de marketplaces e plataformas
> Veja mais: Tipos de modelo de negócio

A relação que se dá é a existência do produtor/oferta, consumidor/demanda e a plataforma/ferramentas e serviços intermediando a troca de valor, logo, o valor monetário passa de um lado para o outro remunerando, de alguma forma, a plataforma sem que o consumidor/demanda seja envolvido ou informado diretamente.

As principais formas de monetizar um marketplace

Basicamente existem 4 formas de monetizar plataformas: transação, acesso, atenção e ferramentas, além de algumas possibilidades de combinar um modelo híbrido.

Vamos ver cada um deles.

TRANSAÇÃO

A Plataforma recebe um percentual de cada transação realizada.

Exemplos: Uber desconta 25% do motorista pelo valor da corrida, já o iFood fica com 12% de cada transação.

ACESSO

A Plataforma recebe pelo acesso aos consumidores da sua comunidade.

Exemplos: Posts patrocinados no Facebook e Instagram.

ATENÇÃO

A Plataforma recebe pela possibilidade de ter a atenção da sua comunidade.

Exemplo: Anúncio pago no YouTube.

FERRAMENTAS

A Plataforma oferta ferramentas que os usuários optam por pagar para acessar.

Exemplo: Linkedin Premium.

HÍBRIDO

A Plataforma monetiza de várias formas, como por exemplo anúncio para os usuários, ferramentas de gestão dos produtos ou até ofertas patrocinadas para destacar o produto.

Exemplos: o Buscapé se posiciona como uma empresa de mídia que tem anúncio, conteúdo e audiência, já a OLX como uma plataforma de anúncios para empresas (via Google AdSense), além de vender “destaque premium” para os vendedores promoverem seus produtos.

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