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Por que eu não vou a eventos presenciais?

Será que você está tirando o maior valor possível dos eventos dos quais escolhe participar? No fim do dia, muita gente se pergunta do que tem mais retorno nesses encontros, sejam online, sejam presenciais.

Fato é que esses momentos podem gerar várias sacadas, opiniões divergentes e conexões importantes. Para falar dessa ferramenta da perspectiva de quem empreende, convidei meus camaradas Guilherme Rocha, Analista de Venture Capital na ACE, e Lucas Vieira, Analista de Venture Builder na ACE.

Pode dar o play, que esse podcast vai ser um evento!

 

Por que eu não vou a eventos presenciais?

 

A temporada de eventos começou com tudo em 2023. Hoje essas conferências corporativas chegam em todos os formatos, tamanhos e tipos, de maneira que pode ser difícil escolher qual delas vale a pena.

E quem diz isso são os dados: para 52% dos empreendedores que entrevistamos na pesquisa Founders Overview, as conexões são o principal interesse ao buscar investimentos. Além disso, tirar valor desses momentos pode ser a diferença entre o sucesso ou não da startup.

 

Conteúdo ou conexões?

 

A primeira pergunta que você deve se fazer quando planeja ir a um evento é qual é o seu objetivo. Para algumas pessoas, esses são momentos cheios de descobertas, cadernos lotados de anotações e a oportunidade de ver de perto nomes admirados de determinado mercado ou área de atuação.

Para outras pessoas, o grande valor está na possibilidade de se aproximar e se conectar com pessoas que não estão acessíveis em outras oportunidades. Fato é que nenhuma dessas visões precisa ser antagônica à outra.

Decerto, o online possibilita que o conteúdo de uma palestra seja consumido depois, por exemplo. Ou até mesmo que esse conhecimento possa ser adquirido de outras fontes. Quem nunca procurou um nome importante no YouTube para assistir a uma palestra ou uma entrevista?

Por outro lado, algo que ainda não foi totalmente resolvido no ambiente online é, justamente, a conexão com as pessoas que podem mudar os rumos do seu negócio. Atualmente, esse é o ponto mais forte de qualquer evento presencial e, sendo bem franco, deve continuar sendo um diferencial por muito tempo.

 

Nichados venceremos

 

Existe uma diferença entre os eventos gigantescos e aqueles mais focados em um nicho específico. No segundo, o conteúdo tende a ser mais especializado – e oferecer descobertas mais interessantes. Nesse sentido, não deve surpreender que eu tenha achado muito mais interessantes as mesas de bate-papo e os debates (quando bem mediados) do que apresentações de grandes palestrantes.

Na minha cabeça, a equação é mais conteúdo e percepções e menos show:

Por muitas vezes, um papo bem mediado é mais rico em descobertas do que uma celebridade que vem para “dar show”.

Assim, acredito que hoje faz mais sentido, para o compartilhamento de conhecimento e o aprofundamento em temas, ir a eventos que focam um nicho específico – ou que tenham diferentes trilhas de conteúdo em grandes eventos.

 

Inovação, empreendedorismo e investimento

 

Quem acompanha o Growthaholics sabe que a ACE está preparando um grande encontro que vai unir esses três pilares. E a principal questão que surgiu sobre a visão do ACE Summit foi, justamente, como dar a melhor experiência e, ao mesmo tempo, abraçar o ecossistema de inovação e empreendedorismo na vida real – não aquele que só aparece nas manchetes.

Nossa resposta foi: unir em um mesmo espaço empreendedores, investidores e profissionais da inovação corporativa em painéis e ativações voltadas para potencializar os negócios. Conectar quem faz acontecer é a nossa missão e, por isso, espero encontrar você em 12 de maio. Ainda dá tempo de garantir o seu ingresso para o ACE Summit!

 

Como se preparar para o ACE Summit
E aproveitar todos os momentos desse encontro

 

1: Antes do evento
→ Pesquise: saiba quem são os palestrantes e qual conteúdo acompanhar.
→ No alvo: imagine com quem gostaria de falar e o assunto abordado.
→ Planeje: tenha um roteiro de palestras e pausas para absorver o conteúdo.

2: Durante o evento
→ Não faz mal ter algumas perguntas coringas e um pitch pessoal na cabeça.
→ Aproveite o momento de networking para compartilhar experiências.
→ Mantenha a mente aberta para novas ideias e opiniões divergentes.

3: Depois do evento
→ Organize um resumo do que você aprendeu.
→ Conecte-se com os contatos e mantenha as conversas ativas.
→ Identifique os aprendizados que podem ser colocados em prática.

 

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Nomes que irão te inspirar no ACE Summit 2024

26 de julho de 2024 – São Paulo