Durante muitos dos processos de consultoria que a ACE presta a grandes empresas, o termo “blockchain” acaba surgindo. A dúvida grande, dada a complexidade técnica do assunto, é o real impacto que a tecnologia pode ter em cada um dos negócios e empresas.
Como hoje o termo é muito ligado a operações com bitcoins, é fácil imaginar que ele pode estar distante da sua realidade. Bom, pense novamente. Explico abaixo um pouco de como o blockchain irá mudar as grandes empresas e organizações.

Na prática, softwares eliminarão a necessidade de uma série de funções de gestão
Aterrizando o conceito de blockchain
A internet hoje é a responsável pelo fluxo de dados entre empresas. E apenas isso: dados. Por isso o efeito da internet em COMO fazemos negócios ainda é limitado. A rede transfere informação e cópias, não valores. Enviar uma foto ou um documento é enviar uma cópia e não a foto ou documento original.
Agora, imagine que você possa enviar uma transação completa de negócios por e-mail. Hoje, enviar dinheiro por e-mail não é uma opção, seja por razões legais, seja por segurança – não temos como estar 100% seguros com relação a quem está do outro lado do computador.
A consequência disso foi a criação de uma rede gigantesca de intermediários (bancos, governos, algumas empresas de tecnologia) com o único objetivo de garantir a integridade e estabelecer laços fortes de confiança.
Bom, além do ponto negativo óbvio – tempo – os servidores desses intermediários, por melhores que sejam, são passíveis de falhas, invasões e fraudes. E, por último, mas não menos importante, eles cobram pelos serviços.
Blockchain in a nutshell
Dito isso, imagine agora que houvesse uma espécie de internet dedicada a valores, onde as partes de uma transação pudessem iniciar e finalizar todo o processo sem a necessidade de um intermediário?
A segurança ocorre em 3 etapas:
1. Assinatura Digital
2. A informação é continuamente reconstruída para cada nova informação existente (growing / changing)
3. Os computadores na rede precisam concordar sobre a “verdade“. Quando uma minoria de computadores possuem opinião diferente sobre uma informação (a “verdade”), eles são suplantados.

Blockchain na Gestão de Empresas
Sim, eu acredito com todas as forças que o Blockchain transformará como as grandes empresas se organizarão. A tecnologia permite a eliminação dos custos de transação e poderão usar recursos externos com a mesma facilidade com que usam recursos internos.
1. Recursos Humanos
A verificação das qualificações de candidatos será automática e sem bullshit. Um profissional não terá como mentir sobre um curso ou formação, dado que a universidade ou instituição de ensino colocou essas informações na cadeia do Blockchain, que é incorruptível.
2. Finanças e Contabilidade
Buscar dados sobre a saúde financeira de uma empresa é como olhar para as estrelas: uma foto do passado. Através do Blockchain, seremos capazes de mapear não apenas o último ano civil, mas o que ocorreu nos últimos minutos. Ponto para a transparência, problemas para empresas que utilizam meios escusos como transações off-book ou caixa 2.
3. Vendas e Marketing
A tecnologia do blockchain também será capaz de fornecer ao seu time de tomadores de decisão informações instantâneas sobre potenciais clientes (tanto pessoas físicas quanto empresas). Claro, dado que o armazenamento das informações no blockchain é feito em espécies de “caixas pretas” virtuais, potenciais consumidores deverão aceitar compartilhar suas informações com você… em troca de uma bonificação, talvez de um brinde. O fato é que o grau de precisão na geração de leads sai do nível “persona” ou “demografia” e passa a ser “indivíduo específico”.
4. Jurídico
Um dos motivos para grandes empresas buscarem contratos de longa duração, além da previsibilidade de caixa, é o tempo e custo de fechar uma parceria. Inúmeros contratos de curta duração seriam um pesadelo para o centro de custo de uma área legal. Através do blockchain, a verificação de idoneidade demorará um par de cliques e softwares que simulam a lógica de contratos (garantindo execução e pagamentos) automatizarão os termos de cada acordo. A nova especialidade da área jurídica será “auditor e mediador de smart contracts“.
5. Financiamentos, Investimentos, IPOs
A clara disrupção do blockchain é alterar a forma como o sistema financeiro funciona. Grandes negociações serão cada vez mais data-driven, com informações oriundas de fontes 100% confiáveis. E adquirir uma parcela de uma empresa também não dependerá de morosos processos jurídicos e financeiros. Já está tudo armazenado e validado, basta decidir e está feito.
“Em contraste com a internet, que levou duas décadas para se desenvolver e ainda mais uma década para tornar-se comercial, o ecossistema blockchain está se desenvolvendo mais rapidamente como uma plataforma econômica. Para os executivos, isso significa que há pouco tempo a perder. Eles vão querer examinar suas indústrias e seus concorrentes com o objetivo de identificar oportunidades de crescimento lucrativo.”
– Don Tapscott, autor do livro Blockchain Revolution.