Quando você pensa em criar uma startup, a primeira coisa que vem na cabeça é a sua ideia. Mas o segundo elemento que precisa necessariamente ser a equipe. Quem serão os seus parceiros nessa jornada?
Empreender nunca é fácil, mas pode ficar ainda mais difícil quando você não tem o time certo para tocar o projeto – e se aventurar sozinho é praticamente inviável.
Portanto, você precisa saber como atrair os melhores talentos, criar a melhor equipe possível, crescer do jeito certo e manter esse time unido e motivado durante o tempo necessário.
Veja 5 dicas fundamentais de como ter a melhor equipe (+ 1 bônus!)
Entender é essencial
Que tipo de sócio você quer com você? Você precisa de alguém com background de tecnologia? Existe mesmo a necessidade de alguém de marketing ou é melhor ter alguém de vendas? Entender que tipo de expertise você quer em alguém para entrar para a equipe é fundamental para planejar uma ida ao mercado atrás desse profissional.
Pense como seu sócio
Na hora de procurar um sócio para a sua startup, entre dentro do cérebro dele. Quando você sabe o que ele pensa, que lugares ele vai, quais suas prioridades e como convencê-lo a trabalhar com você, fica muito mais fácil encontrar o cara certo.
Não busque um clone
É instintivo que você procure alguém com mais ou menos as mesmas habilidades e tipos de raciocínio que você. Mas isso é ruim! Você precisa justamente de alguém diferente de você para complementar a sua empresa. Seja no perfil pessoal ou profissional, procure uma pessoa complementar a você.
Alinhe as expectativas
Quando você está trazendo um novo integrante para o seu time, seja ele fundador ou funcionário, alinhe muito bem as expectativas. Em todos os pontos bons e ruins, de visão da empresa à migalha do processo, deixe bem claro o que você oferece e quer em troca, e escute o que o novo integrante tem a dizer – faz bem registrar tudo em contrato!
Ofereça mais do que dinheiro
Especialmente para empreendedores, dinheiro pode vir a ser um problema. Você precisa de um profissional muito bom, com grande qualificação e/ou know-how de mercado, e não pode pagar tão bem quanto uma empresa de grande porte. Mas existe mais a oferecer: seja pelo propósito da startup ou equity por meio de vesting, use outros argumentos para convencer o melhor.
Quer saber mais sobre como potencializar a sua startup?
Acesse nossa página de Programas e fique por dentro ecossistema!
Conheça as oportunidades para levar você e seu negócio ao próximo nível. Programas para startups, eventos, cursos e tudo o que você precisa saber sobre o ecossistema de inovação e empreendedorismo!
Se você está buscando investimento, envie a sua apresentação para nós e podemos conversar sobre a sua empresa!