Logo Ace Ventures
EnglishPortugueseSpanish

7 dicas para extrair o máximo do seu networking

Growthaholics #338

Um dos erros mais comuns quando se fala em networking é achar que esse tipo de conexão se trata de algo transacional — ou puramente de negócios. No fim do dia, a conexão é sempre sobre pessoas, e precisa de um bom foco para fazer sentido.

Por isso, busquei entender como extrair o máximo do networking em todas as situações, mas principalmente no ambiente das startups. O resultado foi um episódio com a participação de duas craques no assunto: Laís Macedo, Presidente do LIDE Futuro, e Luiza Leite, Coordenadora de Aceleração da ACE. Eu garanto que você vai tirar lições valiosas desse papo imperdível!

Quem precisa de networking?

Quem tem um pouco mais de tempo no mercado provavelmente não se lembra de quanto ganhou em cada um dos empregos que teve ao longo da carreira. Contudo, uma parte significativa das pessoas que estiveram nessa jornada provavelmente vai ser lembrada.

Eventualmente, as pessoas percebem que networking não é sobre coletar cartões de visita (para quem é do tempo dos Incas e dos Maias), mas sim sobre construir relacionamentos significativos e autênticos.

 

Comunicação é uma arte

Surpreendentemente, uma boa parte das pessoas acha que basta ser “comunicativa” para mandar bem no relacionamento corporativo. Isso é um baita engano se você não tiver um objetivo ou interesses em comum com quem pretende se conectar.

Outra lição valiosa que tiramos da organização de eventos de todos os portes para o ecossistema de empreendedorismo é que a estratégia de “ficar no seu quadrado” pode até funcionar inicialmente. No entanto, ao longo do tempo, esse ponto se torna uma limitação.

Principalmente imaginando que — mesmo no caso de pessoas tímidas — ninguém quer ser a versão empreendedora da solitária Eleanor Rigby, da música dos Beatles. Nem no mercado, nem nas redes, nem  no próprio time.

 

Chama na DM (com responsabilidade)

Antes de se gabar de um WhatsApp com 3 mil contatos ou de uma rede social cheia de conexões, um aviso: sua rede só é valiosa quando você efetivamente a ativa. É aquele tradicional: se você mandar uma mensagem para aquele contato no LinkedIn, ele vai responder?

Um ponto bastante importante é manter contato com as pessoas da rede regularmente, seja por meio de encontros presenciais, e-mails ou mídias sociais. Com o ambiente de trabalho cada vez mais híbrido, não dá para esperar o “momento happy hour” para se conectar.

A boa notícia é que, por conta desse mesmo motivo, existem várias formas de manter a rede conectada: desde uma simples DM até um comentário relevante em um post ou mesmo compartilhando conteúdo em redes sociais.

 

Onde está esse tal de networking?

O networking pode ser feito de várias maneiras, incluindo mentorias, cursos (presenciais ou online), grupos de interesses em comum e conexões em diferentes redes. Basta encontrar o formato que funciona para cada um. E, quando a hora chegar, não se esqueça de se oferecer para ser essa ponte entre pessoas, negócios e oportunidades.

Aqui vai uma lista de ações que você pode colocar em prática agora mesmo para iniciar essa rede de contatos:

  • Vai com medo mesmo: prepare-se bem para reuniões e encontros, mas não se preocupe se tiver um frio na barriga.
  • Comece o papo se apresentando: essa é uma forma de quebrar o nervosismo inicial, em especial quando você encontra uma referência.
  • Faça perguntas e escute de forma ativa: não tenha receio de começar uma conversa e mantenha o foco no que está sendo falado. Perguntas mais abertas podem levar a conversa para rumos interessantes.
  • Peça ajuda: dê um toque naquele seu conhecido que tem um contato que você precisa e entenda se a conexão realmente faz sentido – e o que você espera dela.
  • Aproveite sua presença online: redes com LinkedIn e Twitter permitem interações diretas com personalidades, mas não exagere.
  • Mantenha sua rede de contatos ativa: não se esqueça de alimentar seus contatos com novidades e mensagens diretas quando com assertividade. Um parabéns para a publicação de um artigo ou mesmo uma lembrança no dia do aniversário sempre fazem bem.
  • Esteja disponível: tão importante quando mandar mensagens para pessoas interessantes é responder quando as pessoas procurarem por você.

 

Tem muito mais pano para manga nesse assunto. Dá só uma olhada na seção #Big Numbers:

Quer compartilhar esses infográficos nas suas redes sociais? Pode salvar e marcar a gente!

Assine nossa Newsletter

Toda segunda-feira, receba as melhores notícias sobre inovação, empreendedorismo e venture capital. Além de comentários do Pedro Waengertner, você também recebe materiais e conteúdos exclusivos da ACE.

Nomes que irão te inspirar no ACE Summit 2024

26 de julho de 2024 – São Paulo