Não existe, certamente, melhor teste para a sua startup do que a avaliação de seus clientes. E é por isso que você precisa entender o que é Minimum Viable Product, o MVP.
O conceito de MVP é muito difundido e relativamente simples de ser entendido. No entanto, ainda é confundido facilmente com a entrega de um produto inacabado ou cheio de falhas.
Conforme dito, lembre-se sempre: o MVP já é o seu produto. Assim sendo, ele deve, de maneira enxuta, mostrar a proposta de valor de sua startup e resolver o problema para o qual foi desenvolvido.
O que é o MVP?
De acordo com o livro The Lean Startup, Eric Ries define: “O MVP é aquela versão do produto que permite uma volta completa do ciclo construir-medir-aprender, com o mínimo de esforço e o menor tempo de desenvolvimento”.
Em resumo, é como um protótipo da sua solução. Isto é, ele permite mostrar qual é a visão da startup, mensurar a receptividade dos clientes e do mercado e testar diversas hipóteses previamente formuladas, sobre o produto e todos os aspectos do negócio.
E tudo isso por meio de feedback do seu público, que guiará a evolução do projeto.
O MVP é a entrega do seu projeto, não o início dele
Antes de chegar a esta etapa, você precisa desenvolver a sua proposta de valor, um modelo de negócio inicial, o público-alvo e validar a sua ideia.
O objetivo do MVP é não gastar tempo e dinheiro à toa, mas você não pode deixar o seu cliente infeliz neste processo.
Tenha em mente que você está reduzindo um projeto muito maior para atender suas necessidades momentâneas. Isso é bem diferente de começar de qualquer jeito para pensar no que fazer a partir daí.
E se o MVP mostrar que a ideia não é boa?
As chances de isso acontecer são grandes. Mas é pra isso que ele serve!
Neste momento, você deve avaliar tudo sobre seu negócio e analisar como ele será desenvolvido. Assim, você entra no mercado (pra valer!) o quanto antes, causando o maior impacto possível.
Às vezes o que você descobre é que não vale a pena investir tempo e dinheiro no projeto. E isso também é bom, pois te permite focar em uma ideia mais promissora.
Como criar o Minimum Viable Product?
Não existe uma fórmula 100% precisa para um MVP.
Tudo irá depender do seu negócio, o mercado no qual pretende entrar, a persona definida para seu público e as hipóteses que você deseja validar.
Uma das maneiras mais comuns de iniciar o processo MVP envolve a criação de uma landing page. Ela vai ter o objetivo de apresentar o produto e captar leads que estejam interessados em utilizá-lo.
Desta maneira, você monitora o interesse do público e cria um grupo de potenciais clientes para receber e testar o produto.
O exemplo do Dropbox
Sabe a história do “cavalo mais rápido” de Henry Ford?
Então, e quando a sua solução é inovadora e as pessoas não sabem que precisam dela?
Se elas nem sabem que você existe, não vai adiantar uma landing page ou uma campanha de anúncios no Google.
E, para piorar, você precisa avaliar a receptividade do produto antes mesmo que ele possa ser utilizado efetivamente, pois o funcionamento depende de serviços específicos, como o aluguel de um servidor confiável, por exemplo.
Este era o desafio do CEO do Dropbox, Drew Houston.
Explicar o conceito do seu produto não era fácil e a elaboração de um protótipo para demonstração dependia da resolução de diversos problemas técnicos.
A solução? Um vídeo!
Como vocês podem ver no player acima, o próprio Drew narrou um vídeo simples de demonstração do Dropbox em funcionamento, mas que foi cuidadosamente planejado para uma audiência específica: early adopters do Digg.
Com diversas referências bem humoradas específicas para este público, o vídeo viralizou na comunidade e a lista de espera para receber o beta do software pulou de 5 mil para 75 mil pessoas.
Neste caso, o vídeo foi o MVP, pois confirmou a hipótese de que os clientes queriam o Dropbox.
A história completa você pode ler no TechCrunch.
Quer saber mais sobre como potencializar a sua startup?
Acesse nossa página de Programas e fique por dentro ecossistema!
Conheça as oportunidades para levar você e seu negócio ao próximo nível. Programas para startups, eventos, cursos e tudo o que você precisa saber sobre o ecossistema de inovação e empreendedorismo!
Se você está buscando investimento, envie a sua apresentação para nós e podemos conversar sobre a sua empresa!